Noites De Um Verão Qualquer

Mas a liberdade de expressão ninguém nos tira

Posted on: 26/03/2010

17/06/2009 – 16h41

STF decide que diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão

Você já pensou se todas as pessoas que escrevem bem no Brasil decidem ser jornalista? É claro que um vasto vocabulário e nem um erro de ortografia ajuda bastante na profissáo, inclusive acabei de aconselhar uma amiga a pensar sobre o curso, mas será que é só isso que basta?

Você sabe o que é lead? Eu também e não comecei o curso ainda, vi no ano passado com meu professor de redação. Será que isso basta? I don’t think so! É na universidade que você aprende a ter ética e não citar nomes que não deve, aprende a fazer uma boa entrevista e um texto natural.

Presumo que não fui a única a ficar revoltada quando Gilmar Mendes e mais 7 filhos da p*ta ignorantes, simplesmente, resolveram que não é mais necessário aprender, durante 4 anos, sobre a nossa profissão, só porque, ao ver deles, ”danos a terceiros não são inerentes à profissão de jornalista e não poderiam ser evitados com um diploma.”. Como posso aguentar calada? De modo algum.

Ainda bem que depois de terminar o curso de Jornalismo meu destino é o JN, e para os ‘sem diploma’ que fiquem programas de fofoca ou trabalhos de quinta categoria… Sendo assim, cada qual com seu cada qual!

Gostou? Então comenta! Ósculos

PS: Brigada Má, pela sábia palavra e opinião (:

Anúncios

8 Respostas to "Mas a liberdade de expressão ninguém nos tira"

Senti a falta da bibliografia. kkkkkkkkkkkkkkkk
Enfim, muito bom o texto e a crítica, traduz muito bem o sentimento de toda uma classe.

Oie Bruna!!!
Seremos colegas de turma na UFPB. Como boa blogueira que sou… amei saber desse seu espaço e espero voltar mais vezes.
Quanto a decisão do STF é bem complexo, mas ainda acho que tal decisão nada influência aos que, como nós duas, estão sempre em busca de QUALIFICAÇÃO. Veremos na prática quem de fato é comunicador ou animador de plateia.
Sinta-se convidada a visitar meu espaço…
Beijocas e ate agosto! :)

ótima crítica bruninha!!

ótima crítica andré!!

Querida Bruna,

Muito coerente sua crítica, mas o que na verdade estava em discussão naquele Recurso Extraordinário não era a regulamentação do exercício de uma profissão, mas o direito consitucional inerente a todo cidadão, de liberdade de expressão.

Caso o STF julgasse “a favor” da classe dos jornalistas, abriria precedentes para coibir a própria liberdade desta classe de se manifestar.

Lembra do julgamento da Lei de Imprensa?

Pense nisso.

Parabéns pelo blog.

Brigada. Sinceramente, eu não estou nem um pouco afim de discutir isso com você. Afinal você, provavelmente, não é e não será estudante de jornalismo, pois todos se chatearam de alguma forma com essa decisão. Sou cabeça dura e nada que você diga mudará minha opinião. Porém, se apresenta qualquer dia pra gente conversar um pouquinho. Beleza?

Não, obrigada

Concordo plenamente com você . Sou filha de jornalista que além de fazer faculdade, ele já deu aula em uma e não para de estudar. Também penso vagamente em seguir essa profissão . Mas eu acho que quem tem diploma, se atualiza sempre , SEMPre vai ter muitos pontos a mais na hora de conseguir um bom emprego !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: